ARTIGOS ORIGINAIS


COLECTOMIA TOTAL - INDICAÇÕES E COMPLICAÇÕES

Melina da Silva Bacellar - FSBCP
Antônio Carlos Baraviera - TSBCP
Maristela Gomes de Almeida - TSBCP
Desidério Roberto Kiss - TSBCP


BACELLAR M.S., BARAVIERA A.C., ALMEIDA M.G., KISS D.R. - Colectomia Total _ Indicações e Complicações. - Rev bras Coloproct, 2001; 21(2): 84-87.

RESUMO: Estudamos retrospectivamente 25 colectomias totais realizadas no Hospital Professor Edmundo Vasconcelos no período de janeiro de 1990 a dezembro de 1999. Os dados obtidos estão relacionados com a indicação cirúrgica, realização ou não de anastomose ileorretal, complicações, mortalidade e tempo médio de internação destes pacientes. Correlacionamos ainda estes parâmetros com a indicação eletiva ou de urgência desta cirurgia.
   
Dos 25 doentes estudados, 14 eram do sexo masculino ( 56.0% ) e 11 do sexo feminino ( 44.0% ), com média de idade de 57.44 anos (17 _ 84 anos). Destes, 12 doentes foram operados em caráter de urgência, tendo como indicação mais frequente a hemorragia digestiva baixa, consequente a doença diverticular difusa do cólon (58.33%), seguida de abdome agudo obstrutivo por neoplasia colorretal e por retocolite ulcerativa em 16.66% dos casos. Dos 13 doentes operados eletivamente, a indicação mais frequente foi a intratabilidade clínica nos portadores de retocolite ulcerativa (46.15%). Na maioria dos doentes (56.0%) realizou-se anastomose ileo-retal contínua extramucosa com fio de prolene 3-0.
   
Ocorreram complicações pós-operatórias em 10 doentes (40.0%) e a mortalidade deste estudo foi de 12.0% ( 03 doentes ). O tempo médio de internação pós-operatória foi de 10.28 dias.
   
Concluímos que a colectomia total é uma cirurgia com morbidade considerável, principalmente se realizada em caráter de urgência, quando ocorreram 70.0% das complicações deste estudo.

UNITERMOS: colectomia total, indicações, morbi-mortalidade cirúrgica.

A colectomia total é o procedimento cirúrgico que consiste na ressecção de todo o cólon, desde a válvula ileo-cecal até uma localização variável entre o reto distal e a porção do sigmóide que encontra-se ao nível do promontório; consequentemente as anastomoses se localizam a uma distância máxima de 25 cm da borda anal, como descrito por Lillehei e cols 1955.
    A colectomia total abdominal tem sido usada para patologias colônicas variadas, tendo Bender e cols 1994 citado as colites ulcerativas, a polipose familiar, a hemorragia digestiva baixa, cânceres sincrônicos do cólon e isquemias colônicas como as suas indicações clássicas.
    Mesmo sendo utilizada há quase um século, ainda é um procedimento muito discutido devido a sua morbimortalidade e ao fato de muitas vezes acarretar quadros diarréicos de difícil controle, já citados nos trabalhos realizados por Lillehei e cols, 1955 e Ottinger e cols, 1978.
    Este estudo visa relatar a experiência do serviço de Coloproctologia do Hospital Professor Edmundo Vasconcelos na realização da colectomia total, com ênfase nas suas indicações e complicações.

CASUÍSTICA E MÉTODOS
Estudaram-se retrospectivamente 25 colectomias totais realizadas no serviço de coloproctologia do Hospital Professor Edmundo Vasconcelos no período de janeiro de 1990 a dezembro de 1999. Os dados foram obtidos de prontuário médico individual de cada paciente e estão relacionados com a indicação cirúrgica, realização ou não de anastomose íleorretal, complicações, mortalidade e tempo médio de internação destes pacientes. Correlacionam-se ainda estes parâmetros com a indicação eletiva ou de urgência desta cirurgia.

RESULTADOS
Entre janeiro de 1990 e dezembro de 1999, foram realizadas 25 colectomias totais.
    Os pacientes eram do sexo masculino em 14 casos (56%) e do sexo feminino em 11 (44%).
    A média de idade foi de 51.44 anos, variando de 17 a 84 anos e com a distribuição por faixa etária evidenciada no gráfico a seguir:
    As indicações cirúrgicas foram variadas e distribuídas entre as indicações de urgência e as eletivas. Doze pacientes (48%) foram operados em caráter de urgência e destes, 07 pacientes (58.33%) tiveram como indicação a hemorragia digestiva baixa devido a moléstia diverticular dos cólons. Dois pacientes (16.66%) tinham neoplasia intestinal, sendo que em um dos casos realizou-se a colectomia total devido a tumor sincrônico e no outro, devido a quadro de abdome agudo obstrutivo. Dois pacientes (16.66%) com diagnóstico de retocolite ulcerativa, foram operados em caráter de urgência, devido a enterorragia em um deles e a quadro de megacólon tóxico no outro. O último paciente operado em caráter de urgência teve como indicação cirúrgica megacólon tóxico por toxoplasma gondi.
    Treze pacientes (52%) foram operados eletivamente. Destes, 06 (46.15%) tinham retocolite ulcerativa e tiveram como indicação cirúrgica a intratabilidade clínica. Dois pacientes (15.38%) tinham doença de Crohn também com intratabilidade clínica. Quatro pacientes com neoplasia foram submetidos a colectomia total, sendo dois destes (15.38%) portadores de pólipos múltiplos, um paciente (7.69%) portador de doença diverticular difusa associada e o outro paciente (7.69%) tinha tumor em transverso. Um paciente (7.69%) foi submetido a colectomia total devido a pólipos múltiplos de cólon.
    Foi realizada anastomose ileo-retal contínua, plano extra-mucoso com prolene 3-0 em 14 pacientes (56.0%) e colectomia com ileostomia em 11 pacientes (44.0%). As condutas cirúrgicas não variaram entre os pacientes que foram operados de forma eletiva comparando-se aos que foram operados em caráter de urgência, realizando-se anastomose ou ileostomia em número semelhante de doentes, independente do caráter eletivo ou de urgência da cirurgia.
    Em 92.0% dos casos não houve qualquer intercorrência cirúrgica intra-operatória (23 pacientes). Em dois pacientes (8.0%), realizou-se esplenectomia no ato cirúrgico.
    Ocorreram complicações pós-cirúrgicas em dez pacientes (40.0%), sendo que 70.0% destes foram operados em caráter de urgência. O abscesso intracavitário foi a complicação mais frequente, ocorrendo em três pacientes (30.0%). Dois pacientes (20.0%) desenvolveram choque séptico, um dos quais foi o paciente com megacólon tóxico por toxoplasma gondi e outro consequente a abscesso intra cavitário. Dois pacientes (20.0%) desenvolveram broncopneumonia. Ocorreu um choque hipovolêmico (10.0%) no primeiro dia pós-operatório. Um paciente (10.0%) teve deiscência de anastomose. Um paciente (10.0%) apresentou febre prolongada, um (10.0%) derrame pleural, um outro paciente (10.0%) apresentou infecção do trato urinário. Finalmente, constatou-se infecção de parede abdominal em dois pacientes (20.0%).
    O tempo médio de internação foi de 10.28 dias, variando entre 5 e 25 dias. Para a cirurgia de urgência notou-se tempo de internação um pouco mais elevado, aproximadamente 14 dias.
    A mortalidade foi de 12.0% ( 3 pacientes ), com dois óbitos entre os pacientes operados em caráter de urgência (16.6%) e um óbito entre os operados de forma eletiva (7.69%).
    Um óbito ocorreu em paciente operado na urgência que desenvolveu choque séptico e ocorreu no terceiro dia pós-operatório. O segundo óbito ocorreu em paciente também operado na urgência, que desenvolveu choque hipovolêmico e broncopneumonia, no vigésimo segundo dia pós-operatório. Entre os pacientes operados eletivamente, ocorreu um óbito no décimo primeiro dia pós-operatório, tendo sido relatado como causa a presença de um abscesso intra-cavitário e sepsis.

DISCUSSÃO
A colectomia abdominal total é um procedimento muito antigo na prática da cirurgia geral, tendo sido inicialmente realizada por Lilienthal em 1900 para o tratamento de uma paciente que apresentava história clínica compatível com doença inflamatória intestinal. O procedimento, então passou por períodos de popularidade, tendo-se ampliado o leque de indicações, com entusiastas da técnica inclusive para o tratamento de várias patologias funcionais do intestino, como obstipação intestinal crônica. (Ravitch e cols 1980).
    As indicações do procedimento atualmente são variadas. Entre as indicações eletivas, estão as ressecções para carcinoma, tratamento da moléstia diverticular dos cólons (diverticulite ou sangramento recorrente), polipose múltipla, doença inflamatória intestinal e megacólon nos relatos de Walsh e cols em 1990. Aranha e cols (1996) relataram carcinoma do cólon, pólipos múltiplos e moléstia diverticular dos cólons como as suas principais indicações de colectomia total eletiva. Eu Kw e cols (1998) relataram indicações cirúrgicas variadas, tendo tumores colônicos, moléstia diverticular dos cólons, polipose adenomatosa familiar e constipação intestinal formado a maioria das indicações de colectomia total eletiva. Nossa casuística também demonstra, de acordo com os dados relatados, a tendência à multivariedade de indicações para a colectomia abdominal total.
    Entre as indicações cirúrgicas de urgência para a colectomia total, destacaram-se a hemorragia digestiva baixa, obstrução intestinal, isquemia mesentérica, segundo relatos de Bender e cols (1994). Para as colectomias totais indicadas por obstrução intestinal, Eu Kw e cols (1998) relataram a ocorrência de câncer e vôlvulos. A doença intestinal inflamatória, principalmente pela perfuração em peritônio livre, também foi causa de colectomia total de urgência, como descrito por Rieger e cols (1999).
    O uso indiscriminado da técnica, ao mesmo tempo em que foi responsável por sua popularização, também a fez cair em desuso, pois carregava o ônus de índices elevados de morbi-mortalidade, não justificados no tratamento de patologias benignas e funcionais do cólon.
    Na literatura médica, encontramos índices bastante diversos no tocante à morbi-mortalidade da colectomia abdominal total, pois os grupos de pacientes estudados não são uniformes. As maiores divergências relatadas ocorrem por conta da indicação cirúrgica ter sido de caráter eletivo ou de urgência. Scott e cols (1986), descreveram índices de morbidade consideravelmente maiores em pacientes operados em caráter de urgência. Bender e cols (1994), acreditam que a colectomia abdominal total é um procedimento seguro para situações eletivas, porém demonstram grande aumento da morbi-mortalidade em casos de indicações de urgência (4.2% de mortalidade em casos eletivos e 42.9% em casos de urgência). Crowson e cols (1972) e Fry e cols (1984) relataram índices de cerca de 3.0% de mortalidade para colectomia total eletiva, enquanto Terry e cols (1981) relataram 28% de mortalidade em um estudo envolvendo 18 pacientes, todos submetidos a colectomia abdominal total de urgência.
    A patologia responsável pela indicação cirúrgica, ainda que de forma mais branda que o fator "urgência", também exerce grande influência sobre a morbi-mortalidade dos pacientes. Pastore e cols (1997), afirmam que a morbidade e a mortalidade são mínimas quando a colectomia abdominal total é realizada sob condições eletivas para o tratamento da doença inflamatória intestinal. Em contraste, Rieger e cols (1999), registraram altos índices de complicações para o procedimento quando este foi realizado em portadores de doença de Crohn, fato também descrito por Flint e cols (1977) e por Cooper e cols (1986).
    Quando a colectomia abdominal total foi realizada para o tratamento de pacientes com hemorragia digestiva baixa maciça, notou-se o maior índice de complicações, segundo descrito por Terry e cols (1981), com cerca de 28% de mortalidade e 39% de morbidade. Arnauld e cols (1994) consideraram a colectomia abdominal total um procedimento seguro, mesmo sendo realizado em caráter de urgência, para o tratamento dos carcinomas localizados no cólon esquerdo que se apresentam como causa de obstrução intestinal. Halevy e cols (1989) e Stephenson e cols (1990), compartilham da mesma opinião frente aos tumores obstrutivos do cólon esquerdo e relataram índices de mortalidade de 4.5% a 6.0% respectivamente, como consequência da realização de colectomia abdominal total neste grupo de pacientes.
    Os nossos dados compilam patologias variadas e como consequência mostramos número relativamente pequeno de casos por patologia, sendo difícil inferir o quanto cada patologia esteve relacionada a ocorrência de complicações ou óbitos na nossa casuística. Nota-se, porém, clara tendência a complicações no grupo de pacientes operados em caráter de urgência.

CONCLUSÃO
Concluímos, com os dados apresentados, que a colectomia abdominal total é um procedimento cirúrgico com grande leque de indicações, porém que acarreta índices consideravelmente elevados de morbidade e mortalidade pricipalmente quando realizada em caráter de urgência.

SUMMARY: We studied retrospectively 25 patients submitted to total colectomy at Hospital Professor Edmundo Vasconcelos from January 1990 to December 1999. The collected data were related to surgical indication, presence of ileorectal anastomosis, postoperative complications, mortality rate and the average time of hospitalization. Indeed, we correlated these data with emergency or elective surgery.
    Fourteen patients were male (56%), 11 were female (44%) and the medium age was 57.44 years (range from 17 to 84 years). Twelve patients were submitted to emergency surgery. The most frequent indication was lower gastrointestinal bleeding, due to diverticulosis (58.33%), followed by colonic obstruction secondary to colorretal cancer and ulcerative colitis in 16.66% of the patients. Among 13 patients submitted to elective surgery, the most common indication was clinical failure treatment for ulcerative colitis in 46.15%. The majority of the patients were submitted to extramucous continuous ileorectal anastomoses using prolene3-0.
    Ten patients (40%) had postoperative complications and the operative mortality was 12% (3 patients). The average hospitalization time was 10.28 days.
    We concluded that total colectomy had a remarkable morbidity, especially in emergency situations. In these cases, we reported 70% of postoperative complications.

KEY WORDS: total colectomy, indication, morbidity, operative mortality.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1. Lillehei RC, Wangensteen OH. Bowel function after colectomy for cancer, polyps, and diverticuliitis. JAMA. 1955;159:163-170.
2. Bender JS, Bouwman DL. Total Abdominal Colectomy: Conditions defining Outcome. Am Surg 1994;60(3):205-209.
3. Ottinger LW. Frequency of bowel movements after colectomy with ileorectal anastomosis. Arch Surg 1978;113:1048-9.
4. Lilienthal H. Extipartion of the entire colon, the upper portion of the sigmoide flexure, and four inches of the ileum for hyperplastic colitis. Ann Surg 1903;26:616-17.
5. Ravitch MM. A Century of Surgery. Philadelphia: J. B. Lippincott, 1980, pp 398-9.
6. Walsh RM, Aranha GV, Freeark RJ. Mortality and quality of life after total abdominal colectomy. Arch Surg 1990;125:1564-66.
7. Aranha GV, Walsh RM, Jacobs HK, Freeark RJ, Harford FJ, Keshavarzian A, Zarling EJ. Factors influencing bowel function following total abdominal colectomy. Dis Colon Rectum 1996;39:1418-1422.
8. Eu KW, Lim SL, Seow-Choen F, Leong AFPK, Ho YH. Clinical outcome and bowel function following total abdominal colectomy and ileorectal anastomosis in the Oriental population. Dis Colon Rectum 1998;41:215-218.
9. Rieger N, Collopy B, Fink R, Mackay J, Woods R, Keck J. Total colectomy for Crohn's disease. Aust. N. Z. J. Surg. 1999;69:28-30.
10. Scott HW, Weaver FA, Fletcher JR, Sawyers JL, Adkins RB. Is ileoproctostomy a reasonable procedure after total abdominal colectomy? Ann Surg 1986; 203: 583-9.
11. Crowson WN, McCaughan JJ. Total abdominal colectomy in the surgical management of diverticular disease of the colon: Twenty years' experience. South Med J 1972; 65: 1443-7.
12. Fry RO, Fleshman JW, Kodner IJ. Abdominal colectomy with ileorectal anastomosis. South Med J 1984; 77: 711-14.
13. Terry BG, Beart RW. Emergency abdominal colectomy with primary anastomosis. Dis Colon Rectum. 1981; 24: 1-4.
14. Pastore RLO, Wolff BG, Hodge D. Total abdominal colectomy and ileorectal anastomosis for inflammatory bowel disease. Dis Colon Rectum 1997; 40: 1455-1464.
15. Cooper JC, Jones D, Williams NS. Outcome of colectomy and ileorectal anastomosis in Crohn's disease. Ann. R. Coll. Surg. Engl. 1986; 68: 279-82.
16. Flint G, Strauss R, Platt N, Wise L. Ileorectal anastomosis in patients with Crohn's disease of the colon. Gut 1977; 18: 236-9.
17. Arnaud JP, Beigamaschi R. Emergency subtotal/total colectomy with anastomosis for acutely obstructed carcinoma of the left colon. Dis Colon Rectum 1994; 37: 685-688.
18. Halevy A, Levi J, Orda R. Emergency subtotal colectomy. Ann Surg. 1989; 210: 220-223.
19. Stephenson BM, Shandall AA, Faronk R, Gruffith G. Malignant left-sided large bowel obstruction managed by subtotal/total colectomy. Br. J. Surg. 1990; 77: 1098-1102.

Endereco para Correspondência:
Melina da Silva Bacellar
Rua Paracatu, 575 Ap. 31
04302-021 Saúde São Paulo _ SP

Trabalho realizado no Hospital Professor Edmundo Vasconcelos
Serviço de Coloproctologia
São Paulo - SP