Palavra da Diretoria


Informe da Secretaria – Resumo das atividades

A Secretaria Geral vem apresentar um resumo das atividades realizadas para conhecimento do quadro social.
Na Assembleia Geral do 63º Congresso Brasileiro de Coloproctologia, realizado em Brasília - DF, foram admitidos 10 membros aspirantes, 81 membros filiados, 54 foram promovidos a membros associados e 51 a membros titulares.

O quadro social do presente exercício ficou assim composto:

Membros Titulares........................... 721
Membros Associados.....................  406
Membros Filiados............................. 592
Membros Aspirantes .......................  17
Membros Correspondentes............13
Membros Honorários ........................14
Membros Remidos.............................. 49
Total .......................................... 1.812

Recebemos 16 propostas de admissão para membro aspirante, 78 propostas de admissão para membro filiado, 59 para mudança de categoria para associado, 30 para titular, 01 para honorário e 01 para correspondente. Todas foram analisadas pela Secretaria Geral e consideradas aptas para votação.

Apresentaram-se à Secretaria 03 candidatos à bolsa “AB”, tendo seus currículos sido encaminhados à Dra. Angelita Habr-Gama e ao Dr. Boris Barone para seleção. A consolidação desta bolsa de estudos, já tradicional no cenário latino-americano, reafirma a prevalência técnica e científica da SBCP no continente.

O Jornal Informativo da Sociedade Brasileira de Coloproctologia, de circulação trimestral tem sido publicado, ininterruptamente durante 15 anos, fornecendo as informações mais atualizadas em questões importantes da administração da sociedade. No intuito de uma maior agilidade nos assuntos da SBCP, implantamos a Newsletter, que será um meio eletrônico mais ágil, para a divulgação de informações.

Participamos de diversas reuniões na sede da AMB, discutindo pautas de interesse da nossa sociedade, tanto do ponto de vista científico, como em defesa profissional da nossa classe. Fomos reeleitos para um assento no conselho deliberativo da AMB. Após aprovação do procedimento de desarterialização hemorroidária com o uso de Doppler, submetemos o mesmo, via AMB para inclusão do rol da ANS, contudo sendo negado por esta agência. Continuamos trabalhando para que novos procedimentos sejam incluídos tanto na CBHPM como no Rol da ANS. Atualmente temos discutido, com as outras sociedades de especialidades, a inclusão do fator de qualidade, assunto este que esta sendo negociado junto a ANS e a operadoras de plano de saúde, e que deve balizar os reajustes anuais, entre os médicos e as operadoras

No decorrer do ano de 2015, demos continuidade ao Programa de Educação Continuada  (PEC), atualmente com o modelo de gravações editadas, o que diminuiu os custos, contudo mantendo a qualidade do programa. Demos início ao programa Desenvolvendo Habilidades, no qual vídeos são gravados e disponibilizados no site. Após participação em reunião técnica no Senado Federal, junto a ABRAPRECI, formalizou-se uma comissão de prevenção do câncer colo retal da SBCP, culminando com a exposição do intestino gigante em 4 grandes cidades brasileiras. Foram realizados 2 cursos de videocirurgia, patrocinados pela SBCP e Coviden, com grande interesse dos associados para os membros sócios e outro curso com patrocínio da Johnson & Johnson para os residentes dos serviços credenciados pela SBCP.

Renovamos a assinatura dos periódicos: Colorectal Disease, British Journal of Surgery, Diseases of the Colon & Rectum e Techniques in Coloproctology.

Temos recebido  solicitações de sócios quanto a  realização de colonoscopia e videocirurgia pelos coloproctologistas, sendo informado que se encontra no nosso site os documentos necessários para a comprovação, junto as operadoras, da aptidão dos coloproctologistas para a realização destes procedimentos.

A secretaria coloca-se a disposição de todos os sócios para esclarecimento e auxílio em qualquer assunto que seja necessário, assim como estamos abertos a quaisquer sugestões  que possam engrandecer a nossa sociedade.

Dr. Eduardo de Paula Vieira
Secretário Geral


Outros artigos