Manual de Codificação de Procedimentos da Especialidade



Clique para acessar o MANUAL

A SBCP, está lançando o Manual de Codificação de Procedimentos da Especialidade. Este Manual tem como objetivo padronizar os códigos da CBHPM para cada procedimento em Coloproctologia por orientação da AMB. Trata-se de um instrumento a ser utilizado, em caráter nacional, para codificação dos procedimentos a serem solicitados e para negociação com as operadoras de saúde.

Com isso é possível padronizar e organizar os procedimentos reduzindo abusos, questionamentos e glosas sem justificativas, problemas com os quais temos lidado há anos no exercício do nosso ofício.

Várias outras Sociedades de Especialidade já vêm usando seus manuais há alguns anos. Cada uma é responsável pelo seu Manual. Estas Sociedades conseguiram remunerações mais justas com o uso dessa ferramenta.

Embora este trabalho venha sendo realizado há 2 anos e meio, com a participação de diversos membros de nossa Sociedade, trata-se da primeira versão oficial, e sabemos que há muito o que melhorar. Assim como foi feito em outras Sociedades, ele será revisado em um ano.