Palavra da Diretoria


O Projeto VLAPC: Vídeo-Laparoscopia Colorretal

Nos anos de 2015 e 2016, a SBCP organizou vários cursos de vídeo-cirurgia, com a finalidade  de difundir o método e permitir que os interessados na técnica pudessem dar os primeiros passos para o aprendizado das bases da cirurgia minimamente invasivas.

Nesse caminho, contamos com a forte colaboração das empresas Johnson & Johnson e Medtronic, que nos ajudaram e apoiaram nesse objetivo, cedendo seu material, pessoal e até suas dependências para que pudéssemos fazer esses cursos. Nesses eventos, médicos-residentes e sócios da SBCP puderam se inscrever e aproveitar o conteúdo teórico-prático desses cursos.

No mesmo contexto, a SBCP patrocinou parte do curso clássico realizado em Araçatuba, sob a supervisão do Dr. Luis Cláudio Pandini, o que permitiu a inscrição gratuita de um grande grupo de médicos da SBCP.

Algumas das fotos desses eventos podem ser apreciadas neste arquivo.

Esse empenho em organizar Cursos de Vídeo-Cirurgia vem ao encontro à recente constatação que fizemos recentemente entre os membros da SBCP que o principal motivo dos sócios não aderirem à vídeo-cirurgia é a falta de oportunidade de treinamento (ver curva abaixo). Esse levantamento nacional teve a essencial colaboração do Dr. Alexandre Bertoncini (SP), a quem a SBCP agradece.

Apesar disso, constatamos também que 74% daqueles que responderam fazer vídeo-cirurgia na sua prática clínica diária (ver abaixo), apesar de reconhecermos que certamente muitos que não se dedicam à vídeo-cirurgia colorretal não responderam ao questionário da SBCP.

Esperamos que nossos esforços nessa área de atuação permitam que um maior número de membros de nossa SBCP  venham a aumentar a adoção da laparoscopia em sua rotina e assim beneficiar seus doentes. Temos a certeza de que futuras diretorias continuarão a apoiar esse Projeto VLAPC, a fim de que as técnicas modernas possam ser mais amplamente incorporadas por todos.

Fotos:






Outros artigos